quarta-feira, 9 de junho de 2010

Flávio Scorsato

Entrevista Exclusiva
Olhar sensível para capturar o eterno!

1. Quais as suas lembranças da infância no Brasil?
FSTive uma infância bem paulistana, entre as coisas que me lembro com mais saudades estão os passeios com meu pai ao centro da cidade pelas galerias na rua Barão de Itapetininga e 24 de Maio, as capas dos discos, vitrines das lojas dos tatuadores, os cafés expressos, o Rei do Mate e antes de voltar pra casa a parada pra um Bauru no Ponto Chique, todo aquele universo visual Fellineano foi em parte o grande responsável pela minha maneira de ver como fotógrafo.

2. Quais escolas você frequentou, e o que mais marcou a época de estudante?
FS - A escola em que estudei a maior parte da minha infância e adolescência foi o Sion, e talvez o que mais me marcou foram os festivais de música que participei e as viagens com amigos para o interior de São Paulo onde comecei a me engajar politicamente a partidos de reforma, foi uma época de transição entre o regime militar e a democracia.

3. Qual a sua formação e influências culturais nacionais e internacionais?
FS - Estudei artes e sem dúvida o que mais me influenciou foi o Cinema independente e toda cena musical do começo dos anos 80 em São Paulo.

4. Em que momento a Fotografia entrou na sua vida?
FS - Muito cedo, meu pai também é fotógrafo e fui criado ao redor de câmeras e lentes e felizmente sempre pude ter acesso a bons livros de fotografia.

5. Como surgiu a vontade de morar nos Estados Unidos?
FS - Acho muito importante poder ver o mundo sobre diferentes óticas e aspectos e viver fora do seu país amplia muito a sua percepção do que é o mundo especialmente sobre o aspecto social.

6. Como foram os primeiros anos? Foi traquila a adaptação?

FS - Muito difícil no começo mas por ser uma fase de descobertas e aprendizado faz com que você encare aquilo como um desafio e aí tudo fica mais fácil. Quanto a adaptação acho que não tem mistério somos feitos pra nos moldar ao que nos cerca, mas com tudo isso ainda sou 100% paulistano.

7. Por que San Diego, na Califórnia?
FS - É uma cidade grande mas ao mesmo tempo muito segura e limpa, o clima e ótimo e quase não chove e ao mesmo tempo bem perto de Los Angeles que é a segunda maior ciodade dos EUA.
 
8. Você voltou ao Brasil, depois de estar morando nos USA?  
FS - Sim estive de volta 2 vezes neste quase 8 anos.  

9.  Você casou-se no Brasil?  Seus filhos nasceram nos USA? 

FS - Me casei no Brasil e me mudei para San Diego com minha esposa com quem tenho dois meninos gêmeos nascidos nos Estados Unidos.

10. Qual a sua rotina de trabalho?
FS - Não tenho muito horário e se não estou fotografando passo a maior parte do tempo editando ou cuidando de marketing ou visitando clientes, sou muito noturno e sempre que possível prefiro fazer tudo a noite.

11. Retratos sempre foram a sua especialidade?
FS - Comecei trabalhando em um estúdio especializado em foto de produto (still Life) e só depois fui para o retrato mas gosto de todos os estilos, especialmente fotos de arquitetura.

12. Quais outros países você visitou?

FS - Já estive na Argentina, Uruguai, Paraguai, Nicarágua, México, Itália, França, República Checa, Holanda e África do Sul.

13. Quais outras atividades que você desenvolve?
FS - Além da fotografia trabalho como agente e representante do atleta Demian Maia nos EUA.

14. Quando você conheceu o Demian Maia, e como tornou-se seu representante nos USA?

FS - Conheço o Demian há muitos anos, treinamos juntos na Aliance com o Fabio Gurgel onde nos tornamos amigos e sempre mantivemos contato, em uma de suas visitas aos EUA (que se tornaram cada vez mais frequentes) ele me propôs este projeto, foi tudo fluindo muito naturalmente e o projeto com o Demian me faz sentir mais perto do Brasil e trabalhar com Jiu-Jitsu e MMA, especialmente ao lado de um dos meus melhores amigos e uma coisa que traz muita satisfação.

15. Como surgiu o convite para a viagem para a Copa do Mundo de Futebol da África?
FS - Através de um amigo que e diretor de uma empresa de Los Angeles que organiza e gerencia grandes eventos esportivos internacionais.

16. Qual a sua expectativa para essa viagem, e quais os planos para o futuro próximo?
FS - Ainda não sei o que esperar dessa viagem mas estar presente no maior evento esportivo do mundo é no mínimo muito gratificante. Quando ao futuro proximo, voltar para San Diego e rever minha esposa e filhos que estão no Brasil, desde março e, sem dúvida, tirar umas semanas pra pensar só na família.

17. Quais equipamentos você mais utiliza, e quais você recomenda para fotógrafos iniciantes?
FS - Uso câmeras e lentes Canon e ainda uso minha Hasselblad para fotos de arte em filme, também uso uma GoPro Hd video câmera para clips que posto na internet e entrevistas curtas, computadores e lap top Apple e a maioria dos softwares Adobe (Lightroom e PhotoShop) essa também são as marcas que recomendo a iniciantes que têm o desejo de se tornarem profissionais.

18. Você mesmo trabalha na edição e montagem?
FS - Sim, na maioria das vezes... o que toma a maioria do meu tempo.

19. Na volta para os USA, quais são seus objetivos profissionais?
FS - Investir mais em marketing, arrumar tempo para ensaios de portifólio, e um outro grande projeto que estou desenvolvendo com o Demian para a segunda metade do ano.

20. Grato pela gentileza da entrevista. Muita sorte e muito sucesso na sua viagem à África do Sul!  Certamente, usufruiremos das belas imagens que você registrará, e aprenderemos muito com as impressões do seu diário de viagem, nesse momento de convergência de todas as nações para maior evento esportivo do planeta.
FS - Valeu! Fiquem à vontade para me adicionar no Facebook (www.facebook.com/flavioscorsato) e Twitter (www.twitter.com/flavioscorsato) e seguir meu trabalho mais de perto.



Sobre o  fotógrafo Flávio Scorsato
Nascido em São Paulo/Brasil, vive e trabalha há quase uma década em San Diego, na Califórnia como fotógrafo
 freelance. Seu trabalho é inspirado no álbum de covers a partir dos anos 80 e na arte cinematográfica de filmes independentes. Um trabalho moderno e instigante, de um profissional criativo cada vez mais reconhecido nas artes visuais.

Flávio esteve na África do Sul, no maior evento esportivo do mundo.
No blog "O Correspondente" imagens que o seu olhar profissional capturou e congelou num momento único de expressão.
A maioria dessas imagens dispensa palavras.

Nesta entrevista, um pouco da trajetória desse fotógrafo brasileiro do mundo. 

É a capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Maior cidade do Brasil, das Américas e do hemisfério Sul, São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
cidade conta com parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e eventos  como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.
Décima cidade mais rica do mundo,  o município representa, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.
São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19.223.897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Estendido – ultrapassa 29 milhões de habitantes,  aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas  e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.
 fonte: wikipedia

Praias limpas, parques bem arquitetados e um skyline deslumbrante é o que os cerca de 16 milhões de turistas anuais e 1,3 milhão de moradores encontram em San Diego, no sul da Califórnia (EUA). Costeira e ensolarada, a cidade surpreende pela beleza natural e alta qualidade de vida. É "eco-friendly", antitabagista, antialcoólica e tem entretenimento para todos os gostos, do surfe à Legolândia —parque de diversões em que os brinquedos são feitos de Lego. 
grande San Diego tem cerca de 90 museus, grandes anfiteatros, 117 km de praias, cidade histórica e parques com atrativos suficientes para manter o turista ocupado durante dias. Além de seus encantos naturais, é porta de entrada para Tijuana —cidade do México que fica na fronteira com os Estados Unidos, cerca de 30 km ao sul de San Diego.
San Diego é o berço da Califórnia. Foi localizada pelo explorador Juan Rodriguez Cabrillo, que viajava do México em direção ao norte, com um navio de bandeira espanhola. E 1542, a região passou a ser possessão dos espanhóis. Em 1769, o padre franciscano Junipero Serra instalou na área a Mission San Diego de Alcala —a primeira das 21 que foram posteriormente construídas na Califórnia. Originalmente povoada por índios, a região foi governada por Espanha, México e, desde 1846, pelos Estados Unidos.

domingo, 6 de junho de 2010


Nosso Correspondente já está na África!

por Guto Maia Editor

Aqui se inicia uma aventura de imagens e textos de um fotógrafo sensível em busca do melhor ângulo para expressar e transmitir seus pontos de vista. Nada mais grandioso que a misteriosa África, berço da Humanidade, para o primeiro passo de um projeto que pretende ser um arquivo de humanidade contemporãnea, independentemente de sexo, raça, convicção política ou religiosa.

Logo mais, começaremos a receber notícias exclusivas do "CORRESPONDENTE NA COPA DA ÁFRICA", Flávio Scorsato, fotógrafo brasileiro que mora em San Diego/EUA, há uma década.Flávio será nossos olhos, ouvidos, cérebro e inveja no maior evento esportivo do mundo.
Com o
bom humor brasileiro, é claro!

(Aguarde entrevista exclusiva e conheça o trabalho de um grande fotógrafo de celebridades americanas e astros do esporte mundial)
flaviophotography.com
portfólio
flickr

gas price

novembro de 2002, laguna beach, enchendo o tanque descendo de los angeles pra san diego na pictorica hwy 101, o galao da gasolina: US$ 1.36... agosto de 2005, la jolla, voltando pra pacific beach... US$ 2.98 e a previsao eh US$ 3.07 o galao ate o final de setembro. perguntei a um senhor em seus 65 anos de idade qual era o mais distante registro que ele tinha do preco da gasolina, 15 cents o galao, dirigindo de rhode island (east cost) para california, onde vive ate hoje. carros hibridos, espacos integrados pra viver e trabalhar, fazer tudo online e dirigir menos.

crystal pier

os finais de tarde em pacific beach sao sempre cheios de sol e de muita gente esperando ele desaparecer no horizonte, eles param de patinar, de surfar, de correr, andar de skate, abaixam os kites, param de jogar horseshoes... e esperam o green flash, quando o sol some na linha do horizonte e todos aqueles tons alaranjados dao lugar a um so segundo de verde. bem ebaixo do crystal pier.







Foto Flávio Scorsato
Texto em Tatame

Já se imaginou comprando um balde de pipoca, caminhando em direção à sala do cinema para assistir… ao UFC? Com o crescimento do esporte nos Estados Unidos, o maior evento de lutas do mundo fechou uma parceria com a NCM Fathom e transmitirá, a partir do UFC 111, seus eventos ao vivo nas mais de 300 salas de cinema da empresa espalhadas pelos Estados Unidos. O ingresso para assistir às lutas em alta definição será de 25 dólares por pessoa. Vale lembrar que, nos Estados Unidos, o pay-per-view custa em torno de 45 dólares por evento.
Demian Maia por Flávio Scorsato - San Diego/EUA - mais fotos

Mais sobre o trabalho do fotógrafo Flávio Scorsato:

flaviophotography.com
portfólio
flickr
Suporte: